Artigos

Home /

Meu filho já teve várias infecções urinárias

Meu filho já teve várias infecções urinárias

Descubra porquê você precisa investigar as causas das
infecções urinárias no seu filho

A infecção de urina na criança é relativamente comum e pode atingir qualquer faixa etária, desde os recém-nascidos até as crianças maiores.

Durante a vida, as meninas tem maior probabilidade de terem esse tipo de infecção, mas quando crianças, os meninos também podem ter. Estudos indicam que 7% das meninas e 2% dos meninos apresentarão infecção urinária até os 6 anos de idade.

Porém, apesar de não se tratar uma infecção rara, não podemos deixar pra lá. Infecção de urina precisa de tratamento adequado, principalmente as que se repetem.

 

Mas afinal, o que é infecção de urina?

A infecção de urina nada mais é do que o crescimento de bactérias em qualquer parte do sistema urinário:  na bexiga, na uretra ou nos rins.

 

Infecção de Urina – Causas Comportamentais

As causas comportamentais são mais comuns nas crianças que estão passando pelo desfralde ou após essa fase.

É neste período que a criança aprende a segurar o xixi e pra não deixar de brincar ou fazer alguma atividade que goste, a criança passa a reter demais a urina.

Nessa fase eles também passam a ir no banheiro mais rápido, também pelo mesmo motivo, querem fazer o xixi rapidinho para voltar para a brincadeira.

 

Infecção de Urina – Causas Anatômicas

As más formações no trato urinário também causam infecções, principalmente nos recém-nascidos e bebês. Inclusive algumas delas podem ser rastreadas durante a gestação.

Anormalidades congênitas no trato urinário do embrião podem afetar a produção de urina, fazendo com que pouca ou nenhuma quantidade seja produzida.

 

Principais sintomas

Durante a infecção os bebês geralmente mudam o comportamento. Deixam de se alimentar bem, apresentam prostração e podem ter febre.

Nos maiorzinhos, como já se comunicam melhor, a criança pode reclamar de dor ou ardência ao urinar, ter dor no pé da barriga e possivelmente febre.

A febre inclusive é um indicativo sobre a gravidade da infecção. Febre muito alta pode indicar que a infecção não está restrita a bexiga (cistite), mas podem ter atingido os rins.

 

Como diagnosticar

O exame laboratorial de urina tipo 1 já nos ajuda a confirmar a infecção. Mas é a urocultura com antibiograma que determina qual é a bactéria causadora da infecção e isso ajuda muito a determinar a medicação para o tratamento.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo e agende uma consulta para avaliação.

Posts recentes

Dra. Ana Carola

Trabalha como membro da equipe de Pediatria e Nefrologia Pediátrica no Hospital Israelita Albert Einstein. Cursando Pós Graduação em Psiquiatria e também frequentando o curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Abordagem Psicanalítica na Adolescência no Instituto Sedes Sapientiae.

Clínica

A clínica possui fácil acesso e em rua tranquila.

Contato

Higienópolis
Rua Ceará, 144, São Paulo – SP CEP 01243-010
telefone:  (11) 99773-5200/ 2244-4499

consultoriopediatrico144@gmail.com

Alphaville Av. Copacabana, 112 Cj 1809,
Barueri – SP CEP 06472-001
Telefone: (11) 94242-5451/ 4552-1815

kliniquesb@gmail.com

Consulta médica

Entre em contato para agendar a sua consulta ou tirar alguma dúvida. Estou à disposição para te atender!

Dra. Ana Carola  CRM 124432 © 2021. Todos os direitos reservados.