Meu filho já teve várias infecções urinárias
A infecção de urina na criança é relativamente comum e pode atingir qualquer faixa etária, desde os recém-nascidos até as crianças maiores.
Durante a vida, as meninas tem maior probabilidade de terem esse tipo de infecção, mas quando crianças, os meninos também podem ter. Estudos indicam que 7% das meninas e 2% dos meninos apresentarão infecção urinária até os 6 anos de idade.
Porém, apesar de não se tratar uma infecção rara, não podemos deixar pra lá. Infecção de urina precisa de tratamento adequado, principalmente as que se repetem.
A infecção de urina nada mais é do que o crescimento de bactérias em qualquer parte do sistema urinário: na bexiga, na uretra ou nos rins.
As causas comportamentais são mais comuns nas crianças que estão passando pelo desfralde ou após essa fase.
É neste período que a criança aprende a segurar o xixi e pra não deixar de brincar ou fazer alguma atividade que goste, a criança passa a reter demais a urina.
Nessa fase eles também passam a ir no banheiro mais rápido, também pelo mesmo motivo, querem fazer o xixi rapidinho para voltar para a brincadeira.
As más formações no trato urinário também causam infecções, principalmente nos recém-nascidos e bebês. Inclusive algumas delas podem ser rastreadas durante a gestação.
Anormalidades congênitas no trato urinário do embrião podem afetar a produção de urina, fazendo com que pouca ou nenhuma quantidade seja produzida.
Durante a infecção os bebês geralmente mudam o comportamento. Deixam de se alimentar bem, apresentam prostração e podem ter febre.
Nos maiorzinhos, como já se comunicam melhor, a criança pode reclamar de dor ou ardência ao urinar, ter dor no pé da barriga e possivelmente febre.
A febre inclusive é um indicativo sobre a gravidade da infecção. Febre muito alta pode indicar que a infecção não está restrita a bexiga (cistite), mas podem ter atingido os rins.
O exame laboratorial de urina tipo 1 já nos ajuda a confirmar a infecção. Mas é a urocultura com antibiograma que determina qual é a bactéria causadora da infecção e isso ajuda muito a determinar a medicação para o tratamento.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo e agende uma consulta para avaliação.
Trabalha como membro da equipe de Pediatria e Nefrologia Pediátrica no Hospital Israelita Albert Einstein. Cursando Pós Graduação em Psiquiatria e também frequentando o curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Abordagem Psicanalítica na Adolescência no Instituto Sedes Sapientiae.
A clínica possui fácil acesso e em rua tranquila.
Higienópolis
Rua Ceará, 144, São Paulo – SP CEP 01243-010
telefone: (11) 99773-5200/ 2244-4499
consultoriopediatrico144@gmail.com
kliniquesb@gmail.com
Entre em contato para agendar a sua consulta ou tirar alguma dúvida. Estou à disposição para te atender!
WhatsApp us